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Luiza Zelada

Artista visual, educadora e criadora da Luze Prints

Luiza Zelada é artista visual e educadora, formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.
Atua como educadora oferecendo cursos e oficinas de artes em instituições culturais, escolas e ateliês. Já ofereceu aulas em diversas unidades do Sesc no Estado de São Paulo, na folhetaria do Centro Cultural São Paulo, gravou recentemente aulas online para o Itaú Cultural para crianças, é uma oficineira credenciada pela prefeitura de São Paulo e foi convocada para dar aulas de Artes Visuais no Programa Vocacional.
Em paralelo à educação, Luiza  tem sua pesquisa artística autoral, realizada na residência de gravura no Instituto de Artes da Unesp. Também produz peças em sua marca independente de estamparia artesanal, chamada Luze Prints. Pela técnica da serigrafia e monotipia, a artista cria obras e produtos  com motivos botânicos e ilustrações originais.
Valorizando os processos artesanais, a investigação gráfica  e a criação coletiva, Luiza  promove encontros sinceros entre arte, tabu e emancipação de todas.
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Vídeo por Flui

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Luze Prints

 

Luze Prints é uma criação para abarcar minhas atividades profissionais. É uma loja de produtos manuais e autorais, é um serviço de educação artística, é um laboratório de experimentações e investigações do eu, do outro, da natureza e das infinitas possibilidades de criação.

Atualmente, em 2023, a Luze concentra seu trabalho em cursos e oficinas de artes no ensino não formal em instituições culturais de São Paulo e arredores.

A Luze sou eu, uma artista e educadora autônoma, cheia de percepções, problematizações e provocações que querem trombar você também.

Não existe indiferença. Por meio da estamparia artesanal, Luze dialoga com seu público sobre questões atuais e do cotidiano num mundo patriarcal.

 

Estamos aqui para nos colocar, posicionamento é importante sim! Pela emancipação, autonomia e liberdade de todas! Mira na luz e vamos juntas!”

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Foto: Gregório Zelada
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Fotos: Gregório Zelada

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Minha pesquisa consiste em investigar as possibilidades construtivas  dentro de um recorte da imagem impressa. Utilizo a monotipia e o decalque enquanto técnicas gráficas na criação de minhas estampas. Escolho o papel como principal suporte, por ser um meio que permite a impressão de muitos detalhes, como nervuras de folhas, fiapos de renda e vestígios tridimensionais, criando efeitos que me interessam. As informações visuais transferidas do objeto para o papel são muito fiéis à sua matriz, porque a construção do duplo, a estampa, seja da planta ou de uma roupa antiga, se dá por contato direto, ou seja, ela não representa,  mas apresenta o desenho do objeto. 

 

 Sendo mulher e artista, me deparo com diversas questões que atravessam meu cotidiano. Nessas experiências, observo e seleciono objetos que provocam inquietações e instigam minha curiosidade. Do cativante ao afetivo, do provocante ao doméstico. Da complexidade formal da natureza e o tabu de uma calcinha exposta. Investigo a trama, a linha e a forma do íntimo, usando a imagem impressa como veículo.

 

Sou trigêmea, e por isso, sempre fiquei atenta à padronização sistemática de tudo. Talvez daí venha meu desejo de produzir imagens diferentes a partir de uma mesma matriz: seja uma planta, uma roupa ou um pedaço do corpo. É um exercício simbólico de esgotamento da imagem, pois as alternativas de impressão e composição são infinitas. Minha produção  se concentra em criar variações  a partir da repetição. Investigo a potência visual do desenho impresso e suas possibilidades.

 Minha vivência e pesquisa se expandem para o espaço educativo: reconheço a potência transformadora em uma oficina de arte e invisto na realização de cursos e oficinas em instituições que oferecem espaço para a educação não formal, pois  acredito e defendo a ideia de que a arte é para todos. Já ofereci aulas em instituições como Sesc, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Museu Lasar Segall e Folhetaria do Centro Cultural São Paulo

2013 me formei na escola. Curtia muito química, biologia, artes e confesso que língua portuguesa era meio legal também.

Me inscrevi no vestibular pras três universidades públicas que queria ou conhecia na época: usp, Unesp e Unicamp.

Na usp não passei na prova específica de artes visuais. Na unicamp não passei na segunda fase.

Na unesp eu passei em 55 pra uma turma de 40 pessoas.

Consegui, entrei.
Foi no instituto de artes na barra funda que eu comecei a me reconhecer como gente. Foi a primeira vez desde sempre que fui estudar sozinha. Como sou trigêmea, sempre tive irmão perto, na sala ou escola.

Na unesp pela primeira vez consegui fazer amigos no meu tempo, ser chamada de Lu e não de a gêmea (e suas variações)

Eu amo quando alguém que eu conheço não sabe que tenho irmãos, pq a partir do momento que sabem alguma coisa muda e eu perco minha identidade lu e viro gêmea. E como foi assim minha vida inteira eu fico saturada. Mas mesmo assim sei que melhor coisa que tenho em vida são meus irmãos.

Enfim, fiz a faculdade, optei por me formar em licenciatura e bacharelado em artes visuais. Na facul eu conheci a educação, a arte impressa e um monte de gente legal

Me formei em 2018, 2019 dei muita aula em Sesc, voltei pra cotia pra casa de minha mãe. Com a pandemia tudo saiu do lugar e ainda não achei o meu.
Esse ano eu passei na residência de gravura na unesp. Depois de alguns anos longe, volto pra esse lugar que representa tanto pra mim. E olha que é um prédio feio e isolado, nada demais. Mas movimentou tanta coisa, que toda vez que colo lá eu fico emocionada.

Tem mil problemas e mesmo assim eu gosto muito de frequentar o ia.

Vi essas fotos minhas no instituto de artes da Unesp e deu vontade de compartilhar.

A coisa mais legal em ensinar é aprender
Ter irmão é muito bom
Amizade a gente cultiva que nem agrofloresta, com adubo, manejo e presença.
A arte salva minha vida todo dia
Me sinto sozinha e perdida dentro dos meus desejos medos e privilégios
Sinto falta de troca honesta com ranho e lágrima
Não sinto falta de você me secando e da sua inveja
Cultivo canteiros de plantas ruderais internas, o curativo da terra é também minha companhia

Últimas exposições

TRABALHOS ANTERIORES

Exposição coletiva Câmbio Gráfico

Museu da Xilogravura, 2022

 

2023

Impressões analógicas

Sesc Carmo

Programa Vocacional

Orientação em artes visuais no CEU Uirapuru

Gelliprint: experimentações em papel

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Monotipia com os temperos da vó no festA!

Sesc São Carlos

Monotipia e decalques botânicos

Sesc Carmo

PRINT DE PLANTA no Sesc Campo Limpo
Monotipia com plantas Oficina Cultural Oswald de Andrade pela A.F.A.G.O
Impressão botânica em tecido  na Ulabiná
IC para crianças temporada Elementos da Natureza  para Itaú Cultural

 

2022 

Pôster botânico com serigrafia

Oficina na feira Matuta

CHAMA DAS PLANTAS: Impressão vegetal com placa de gelatina - curso

Oficina de monotipia botânica no Colégio Liceu Pasteur

Oficina de monotipia botânica com placa de gelatina no Festival Jardim Secreto

 

2021

PRINT de PANC

Curso online oferecido no Sesc Pinheiros, Sesc Ipiranga e Sesc São Carlos

 

2020 - 2021

Oficinas de arte impressa online: investigações da imagem gráfica para a Folhetaria do Centro Cultural São Paulo

Contemplada pelo Edital de Arte Impressa da Folhetaria do CCSP em 2020

 

2018 - 2020

Curso “Monotipia com plantas” oferecido no

Sesc Santana, Sesc Guarulhos, Sesc Belenzinho, Sesc 24 de maio, Ateliê Matriz

e na Oficina Cultural Oswald de Andrade  

2019

Oficina “Corte, recorte e serigrafe!"

Assistência para Augusto Sampaio no Circuito Sesc de Artes

2016 - 2018

Centro Cultural São Paulo 

Estágio em design gráfico e comunicação visual 

2014 - 2016

D’Alessandro Fotografia 

Assistente de fotografia

Totaltorta

Casa Goma - Barão Geraldo, Campinas

São Paulo, 2019

Totaltorta

Galeria Alcindo Moreira Filho

São Paulo, 2019

Residências 

Residência Artística no Instituto de Artes da UNESP, 2022

Residência Artística na Fundação Marcos Amaro, Museu São Pedro

Itu, 2018

Residência educativa no Museu Lasar Segall e oficina de monotipia oferecida para professores da rede pública no educativo do Museu

São Paulo, 2018

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Luiza Zelada

Formação

2018 | Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais na UNESP

2013 | Ensino Médio: Colégio Ítaca

2008 | Ensino fundamental: Colégio Waldorf Micael de São Paulo

Extracurriculares

2021

Fitotipia

Com Dani Sandrini pelo Festa no Sesc, no Sesc Pompéia

2021

Aquarela com pigmentos naturais no Sesc Ipiranga

Com Giselle Fagundes pelo Festa no Sesc

2020

Curso de Agrofloresta com foco em plantas medicinais, hortaliças e aromáticas.

Com Nat Muguet  e Juã Pereira no Sítio Copaíba

2020

Introdução à Aromaterapia

Com Amanda Sérvulo da Sacerdotisa Alquimia no Sesc Avenida Paulista

2018

Residência artística na Fundação Marcos Amaro em Itu 

Com L.O.T.E, grupo de extensão da Unesp

2016 - 2018

Arte impressa: investigações no Sesc Pompéia

Curso com Augusto Sampaio

2017

Serigrafia: da gravação à impressão 

Curso na Oficina Cultural Oswald de Andrade com Alcides Rodrigues

2016

Residência artística na Fazenda Serrinha em Bragança Paulista 

2016

Linoleogravura 

Curso na Oficina Cultural Oswald de Andrade com Marcelo Heleno

 

2016 

Arte em giz e chalk lettering 

workshop na House of Learning da Lapa com Cris Pagnoncelli 

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